Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

A formiga que tem a picada mais dolorida

Paraponera, 24 horas, bullet ou formiga bala


É bem conhecida na Nicarágua, Paraguai e também nos Estados Unidos e também em outras regiões do mundo como o Brasil

Essa formiga é capaz de gerar uma dor insuportável por pelo menos 24 horas, não é à toa o nome 24 horas, e também não é à toa o outro apelido "formiga bala" pois a dor gerada por essa formiga equivale a dor de tomar um tiro de revólver na região picada.

paraponera clava

A formiga chega a atingir 25 milímetros, ou seja, dois centímetros e meio. Elas vivem nas bases das árvores. Foi descrita pela primeira vez por Joseph Charles Bequaert (1886-1982). É capaz de provocar uma dor 30 ( trinta ) vezes maior que de uma vespa. O Entomologista Justin Schmidt calculou que, de uma escala de dor de 1 a 4, a dor causada por essa formiga está na escala 4, enquanto outros insetos como as abelhas africanizadas e as formigas de fogo possuem um fator de dor de 1,2 e 2, respectivamente.


formigas, formiga, paraponera, picada, veneno
Inseticida para formigas
O que causa essa dor terrivel ? é uma neurotoxina que é o responsável. Essa neurotoxina possui a poneratoxina que é o principal componente ativo do veneno.

Os sintómas, além da dor claro, são:

febre que pode durar três dias ou necrose da área afetada, dor na zona afetada, inchaço, tremores, sudorese, náuseas, aumento da temperatura e a paralisia.

A segunda mordida pode ser capaz de causar um choque anafilático fatal.

Vídeo de formigas atacando insetos pela mata:


0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter