Como podemos ver, estabelecemos o peso de cada nota das provas, trabalhos e uma apresentação para saber a nota final de matemática de algum aluno fictício. Tudo bem, agora vamos ver a primeira etapa dessa planilha.
Primeiro passo média ponderada
Neste caso temos definida a planilha da nota das provas, trabalhos e apresentação da matéria matemática. Definimos também os pesos para todos eles, no caso, as provas tem peso 3, os trabalhos tem peso 1 e a apresentação tem peso 2. Estabelecemos também as notas de cada prova, trabalho e da apresentação. Agora iremos Ponderar ou melhor, somar os pesos - ponderar é o mesmo que peso -, para ponderar então devemos utilizar a multiplicação da nota com o peso dela. Então, no caso, iremos fazer a multiplicação da coluna B3 com a C3 - utilizamos =B3*C3.
Ponderando
Agora você irá arrastar a fórmula =B3*C3 até B9*C9 para terminarmos a ponderação.
Somando os pesos
Agora que ponderamos todos os pesos de cada nota, iremos então somar todos os pesos de cada nota. Então utilizamos =SOMA(núm1, [núm2]).
No caso, já somei todo o intervalo que preciso para somar todos os pesos das notas. Então, utilizei =SOMA(C3:C9) na célula F3. O resultado da soma de todos os pesos foi 16.
Nota final de matemática com a média ponderada
Agora, iremos somar a ponderação. Então utilizei =SOMA(D3:D9)/F3. Somei o intervalo D3 até a linha D9 e dividi pelo campo onde está o valor da soma de todos os pesos das notas. Vejamos:
Logo temos a nota final.
A média final do aluno em matemática foi 5,8125. Dúvidas? pesquise mais em nosso blog sobre média ponderada excel 2007
0 comentários:
Postar um comentário
Faça o seu comentário e nos siga no Twitter