Já o diagrama abrange os fluxogramas "pois é uma representação visual estruturada e simplificada de um determinado conceito, idéia, etc. Existem diversos tipos de diagramas e são utilizados em quase todas as áreas do conhecimento humano."[1] Com ele é possível criar, de forma gráfica, etapas de um fluxo de informações, ações, dados, documentos etc... Tudo isso para facilitar o entendimento humano nos fluxos corriqueiros de uma organização e em departamento de qualidade. Já o DFD Diagrama de Fluxo de Dados usa o fluxograma para modelar e documentar em sistemas computacionais.
Vantagens Fluxograma
Os pontos positivos do fluxograma para o profissional que o adota é muito beneficente, pois é capaz de elevar a capacidade e persuasão de quem faz, o desempenho altera o jeito como terceiros utilizam saída específica, motiva a equipe de trabalho, surge o compromisso de cada um, viabiliza os objetivos fixados e há motivação pelas fontes de informações e apoio disponíveis. As imagens disponíveis, em formas geométricas facilita a atenção humana e aumenta ainda mais a capacidade cognitiva dos envolvidos no fluxograma, além de que, se o fluxograma for de como funciona a empresa, isso seria muito mais fácil de entender por qualquer um colaborador da empresa.
Desvantagens Fluxograma
Os pontos negativos de fazer um fluxograma e de implementa-lo. Existem situações em que em um fluxograma não há como fazer determinadas alterações, há também a questão da depuração, você tenta encontrar erros mas no caso de um fluxograma isso é difícil, o mesmo ocorre com os testes, detalhes, esse é um ponto também negativo que gera muita dificuldade e confusão. Muitos profissionais que adotam o fluxograma passam pela difícil decisão de que nível os detalhes aparecerão no fluxograma.
Exemplo de símbolos de um Fluxograma
Tipos básicos de fluxograma
São eles: Fluxograma do sistema, Fluxograma geral e fluxograma detalhado. Mas outros autores foram mais longe e definiram que há mais classificações de fluxograma que os três primeiros, dois tipos de fluxogramas são utilizados em planejamento da solução: fluxogramas do sistema e fluxogramas programa. Ou então temos os fluxogramas "Decisão, fluxogramas de lógica, fluxogramas de sistemas, fluxogramas produto e fluxogramas de processo são apenas alguns dos diferentes tipos de fluxogramas que são usados em empresas e do governo" [2]
Muitas vezes encontramos símbolos de um fluxograma com cores diferentes, números ou outros aspectos predominantes. Em um fluxograma sempre haverá aspectos predominantes como no caso das cores. A cor predominante mais comum em fluxogramas são as cores verde, amarelo, azul e vermelho.
Exemplo de Fluxograma
Um exemplo bastante simples de fluxograma feito no excel 2007.
Fluxograma Conclusão
Os fluxogramas são nada mais nada menos que a representação, através de simbologia padrão, do fluxo de trabalho ou processos de uma empresa ou qualquer atividade. Tudo isso para facilitar o entendimento de como funcionam o fluxo de atividades que tem relação com dados, informações, ações, decisões, começo, fim, atrasos, armazenamento etc. O objetivo também dos fluxogramas é contribuir com a qualidade de um produto ou serviço.
fontes:Fluxograma
FlowChart
0 comentários:
Postar um comentário
Faça o seu comentário e nos siga no Twitter