Se você está prestes a apresentar um trabalho escolar ou um trabalho da sua universidade/faculdade. Deverá então saber que toda apresentação, ao final dela, você será julgado, a nota pode ser individual ou em grupo.
Apresentação no Power Point
Se você quer apresentar o seu trabalho no Power Point saiba que os slides devem ter textos muito bem resumidos e preferivelmente separados os assuntos por tópicos e se quiser escrever uma pequena descrição de 10 ou menos palavras em baixo de cada tópico poderá, mas o aconselhável mesmo é utilizar slides com apenas tópicos e falar cada um deles.
Imagens nos slides
Se for colocar texto e imagens em um único slide, então use no máximo duas fotos por slide, lembre-se, reduza o máximo o número de palavras, pois o slide é para apresentação e não para você ficar lendo o que está escrito nele. Se for por só imagem no slide dependendo do tamanho, poderá colocar alguns, mas não extrapole, use as imagens que você irá comentar algo sobre elas, não coloque imagens desnecessárias, que você não irá falar e muito menos coloque imagens que não tem relação com a apresentação. Quanto a logomarcas, ou desenhos padrões, design padrão do slide, poderá personalizar ele de acordo com o assunto da apresentação, por exemplo, se for falar sobre como vender mais um produto de uma empresa que atua no segmento metalúrgico, utilize então cores que tenham relação com a cor do metal, cinza claro, escuro etc, mas não abuse nas cores, no degrade do fundo, se utilizar, use de forma bem suave, nada que prejudique a leitura dos tópicos ou pequenos textos no slide. Use a logomarca da empresa no início da apresentação, mais propriamente no primeiro slide. Depois poderá usar a logomarca da empresa no rodapé do restante dos slides ou no cabeçalho do resto dos slides.
Vídeos nos slides
Bom, como é uma apresentação, escolha um vídeo bem curto, tipo, no máximo 10 minutos, se for mais maior que isso não parecerá sua apresentação, pois veja bem, 10 minutos de uma apresentação, é muita coisa já, fico imaginando aquelas pessoas que colocam vídeos em uma apresentação que tem 30 minutos ou até horas, realmente não seria muito agradável assistir a uma apresentação dessas.
Informações iniciais
Sempre coloque seu nome completo no primeiro slide, mas coloque no canto inferior direito essa informação que deverá ser bem mais discreta que o título da apresentação. O título deverá ser muito bem claro, nada de ficar colocando um título gigante, coloque algo com no máximo 6 palavras, se for utilizar sub-título então use com o tamanho da letra duas vezes menor que o do título para deixar o título bastante destacado e não ter nada que o atrapalhe. Exemplo de título: Como vender mais, exemplo de sub-título: Técnicas essenciais para quem deseja aumentar vendas. Bom, se for uma apresentação de escola ou faculdade, geralmente há um padrão estabelecido por eles para que a apresentação esteja em conformidade com aquilo que eles preferem, mas não deve fugir muito do que foi falado neste parágrafo, sempre pegue referencia com outras pessoas que já apresentaram para não cometer erros na montagem de suas informações iniciais na sua apresentação.
Informações finais
Bom, no final do slide poderá por uma mensagem que te inspira, um muito obrigado, uma foto, enfim, use sua criatividade.
Quantos slides minha apresentação no Power Point deve ter
Não há resposta para essa pergunta, cada caso é um caso, elabore os pontos principais que você precisa falar e os detalhes que ficam em segundo plano que você vai ter uma quantidade sua da apresentação. Mas, no meu caso, todas as minhas apresentações na época de faculdade tinham uma média de 15 slides.
Como devo ir vestido
Sempre siga orientações de seus professores, orientadores ou qualquer que seja a pessoa que estará te orientando da forma a qual você deverá estar vestido. Na minha opinião, ir com roupas sociais ou o padrão é sempre bom, para as mulheres, não use roupas decotadas nem saias, venham de social também que vai ser melhor.
Como se comportar
Primeiro de tudo deseje bom dia, boa tarde ou boa noite, fale seu primeiro nome e diga o que faz da vida. Não fique andando muito pela sala ou local que a apresentação ocorrerá, mantenha-se sempre em uma posição de fácil gesticulação ( não gesticule muito também ) sem atrapalhar a visão da plateia que está vendo sua apresentação no Power Point ou outro software de sua preferência. Se ficar andando, passando de um lado para o outro na apresentação, isso pode atrapalhar o entendimento das pessoas em sua apresentação e isso, claro, ocasionará em uma nota/desempenho de sua apresentação menor.
Estou nervoso e agora
O nervosismo é normal antes da apresentação, mas saiba que isso é ótimo. É graças a essa sensação que ficamos mais preparados para o grande dia, e isso vai fortalecer ainda mais a sua capacidade cognitiva - em aprender mais - nos próximos dias antes da apresentação. Esteja preparado que tudo vai ocorrer muito bem. Lembre-se, a vida é feita de lutas constantes e você faz parte dessa luta como todos, a realidade é que o mais bem preparado vai conseguir se sair bem, por tanto, prepare-se e tudo dará certo.
Como falar sem gaguejar na sua apresentação
Se você fizer a apresentação em grupo, sempre é bom ter uma noção de toda a apresentação. A parte sua da apresentação, você deve saber tudo o que vai falar. Geralmente os professores fazem perguntas das apresentações para cada um.
Se a apresentação for toda sua, melhor ainda. Eu sempre gostei que toda a apresentação fosse minha, pois assim eu me comprometia cada vez mais a estudar ela e fazer o máximo para tirar uma boa pontuação. Quando me deparava com uma apresentação em grupo eu me sentia um pouco inseguro, mas conseguia me sair bem, mas não me saia tão bem quando o trabalho era só meu.
Se começar a gaguejar
Não fique envergonhado, volte ao ponto em que estava falando, respire fundo e confie em você, pois é como eu disse, ninguém sabe mais da apresentação do que você mesmo, então é somente você que sabe falar, o resto não sabe. Não fique preocupado se vai gaguejar ou não.
Como devo manter meu tom de voz
Se utilizar microfone, fale como se estivesse conversando com uma pessoa a poucos metros de você ( isso se o som do microfone estiver bem ajustado para alcançar todo o ambiente ) , se for para uma classe ou um local grande, deverá aumentar a sua voz para todos escutarem, não seja tímido, calcule o quanto você terá que aumentar sua voz para alcançar os ouvidos mais distantes do local.
Em quanto tempo devo fazer minha apresentação
Depende, se for uma apresentação de sua monografia, no máximo 10 minutos. Se for uma apresentação sobre um assunto em específico, uma empresa ou algo sobre o seu trabalho, relatórios enfim, isso já deixa o tempo em segundo plano, pois as informações, dados falados na apresentação são mais importantes que o tempo que será usado, as decisões com relação aos dados e informações adquiridos na apresentação são mais importantes para a empresa, então use o tempo com inteligencia para alcançar o objetivo de melhorar empresa ou passar todo o conteúdo da apresentação para as pessoas que assistem.
Ufa, terminei minha apresentação
Encerre a apresentação com um muito obrigado e esteja preparado para as perguntas. Boa sorte
0 comentários:
Postar um comentário
Faça o seu comentário e nos siga no Twitter