Função do primeiro grau
Toda função do 1° grau é representado por
Conhecida também como função polinominal. Lembrando que na função do primeiro grau o coeficiente angular que é o a ou o número dado em a, nunca será 0. Logo temos na função de primeiro grau a diferente de 0. E por sua vez o b é o coeficiente linear que é um número que fica ao final da função.
Funções do 1° grau
Alguns exemplos de função do primeiro grau podem ser: Exemplo 1: f(x) = 2x - 1, Exemplo 2: f(x) = 3x + 10, Exemplo 3: f(x) = 6x + 1 ..... onde respectivamente temos:
Mais sobre funções
O domínio de uma função é o conjunto de valores de ENTRADA, e o contradomínio é um conjunto de valores de SAÍDA. Cada elemento do DOMÍNIO está relacionado igualmente a um único elemento do contradomínio, já o conjunto IMAGEM é distinguido por um SUBCONJUNTO dos elementos do CONTRADOMÍNIO que são associados pela função f a algum x ( elemento ) do DOMÍNIO. Se a IMAGEM de uma função é igual ao seu CONTRADOMÍNIO, então é uma função SOBREJETORA.Lembre-se, uma função é feita de TRÊS partes, 1° Domínio, 2° Contradomínio e por último é a regra que permite associar, de modo bem determinado, a cada elemento, um único elemento, chamado o valor que a função assume em x (ou no ponto x).
Outro exemplo
f(x) = 2x - 1
Se jogar-mos os seguintes valores, {1, 2, 3, 4}, na primeira parte da função, ou no conjunto DOMÍNIO da função, e os elementos {5,6,7,8,9}, na segunda parte da função ou CONTRADOMÍNIO, e se usarmos a LEI DE ASSOCIAÇÃO, encontraremos o conjunto IMAGEM ou o SUBCONJUNTO DO CONTRADOMÍNIO. Vamos ver.
X | Y |
1 | 5 |
2 | 6 |
3 | 7 |
4 | 8 |
9 |
f(1) = 2.1 - 1 => f(1) = 2 nesse caso, o par ordenado é (1,2)
f(2) = 2.2 - 1 => f(2) = 4 nesse caso, o par ordenado é (2,4)
f(3) = 2.3 - 1 => f(3) = 5 nesse caso, o par ordenado é (3,5)
f(4) = 2.4 - 1 => f(4) = 6 nesse caso, o par ordenado é (4,6)
Podemos dizer então que a IMAGEM do CONTRADOMÍNIO é o são os elementos {5,6} que NÃO caracteriza uma função. Apesar de não ser uma função, representa uma função parcial. Uma função injetora seria se pelo fato de cada elemento da imagem estar associado a cada elemento do domínio, , isto é, quando x ≠ y no domínio e f(x) ≠ f(y) no contradomínio, desde que sobre algum elemento no contradomínio. A cardinalidade - que é a quantidade de elementos de um conjunto - do contradomínio é sempre maior ou igual à do domínio. Há também funções sobrejetora e bijetora. A primeira, caracteriza-se por ter todos os elementos do domínio associado a algum elemento do contradomínio, desde que repita a associação a um mesmo elemento do contradomínio, e bijetora é todos os elementos do domínio estão associados a todos os elementos do contradomínio, sem repetição de associação. Se não houver nenhuma dessas características, então, a função não possuirá classificação de sobrejetora, injetora ou bijetora.
Mas peraí
Bom, poderiamos colocar infinitos negativos e infinitos positivos no DOMÍNIO ou no conjunto X da tabela acima e considerar f(x) = 2x - 1, poderíamos encontrar uma função bijetora, sobrejetora, injetora ou sem classificação e até mesmo, não achar função alguma. Faça o teste e tente achar a classificação de uma função f: R -> R dada pela equação y = 2x - 1. Bons estudos e qualquer dúvida, deixe um comentário.
0 comentários:
Postar um comentário
Faça o seu comentário e nos siga no Twitter