Problema do tijolo Equação do primeiro grau
Vamos definir a variável T como sendo a variável do peso do tijolo que iremos descobrir.
Definimos a equação para saber quanto pesa um tijolo, agora, iremos definir outra equação, que é a pergunta do problema. Quanto pesa um tijolo e meio?
Essa equação é para somar o peso que iremos descobrir do tijolo com mais meio tijolo. ok? Vamos então resolver a primeira equação.
Tirando o MMC
Como vimos na primeira equação há uma coisa a ser feita, o MMC, sim, o MMC da primeira equação é (1,1,2) e o resultado é 2, então, igualamos o denominador.Bom, para refrescar a memória, fazer o MMC é simples, veja que na primeira equação do tijolo disse que o MMC é (1,1,2) e o resultado é 2. Ora, da onde peguei os números 1,1,2 ? simples, veja que na primeira equação do tijolo há três membros, o primeiro que é t , o segundo é 1 e o terceiro t/2, saiba que t e 1 é o mesmo que t sobre 1, e o número 1 representando o segundo membro é o mesmo que 1 sobre 1, então é dessa forma que achei os números 1,1,2 para tirar o MMC que é 2. Uma técnica bastante simples para o cálculo do MMC é sempre pegar o resultado do MMC, dividir pelo denominador e multiplicar pelo numerador, por isso chegamos ao passo da equação acima. Agora vamos continuar a equação.
Isolamos o a variável T que representa o peso do tijolo. Agora é só fazer a subtração, que teremos no primeiro membro:
Agora basta cortar em ambos os membros o denominador e teremos:
Segue que:
Muito bom, temos o valor do peso do Tijolo
Lembram da perguntinha do problema? quanto pesa um tijolo e meio?, então temos que T + T/2, ora, sabemos que T = 2, então temos:
0 comentários:
Postar um comentário
Faça o seu comentário e nos siga no Twitter