Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Copa 2010 Seleção Holandesa

A selecção Holandesa é a actual 4ª classificada no Ranking Fifa.

A seleção holandesa foi fundada em 1900 e fez o seu primeiro jogo internacional apenas em 1905 vencendo a Bélgica por 3-0. Três anos mais tarde, em 1908, a Holanda filiou-se à FIFA. Foi nos anos 30 que esta seleção que ficou conhecida pela primeira vez ao mundo do futebol com as suas participações nos mundiais de 1930, 1934 e 1938 mas tratou-se apenas de uma aparição pois os holandeses tinham ainda uma seleção muito fraca e que voltaria a cair no anonimato durante mais alguns anos.

A década de 70 foi a época de ouro desta selecção, empolgada pela conquista das olimpíadas de 1968 e 1972 a Holanda fez os seus melhores mundiais de sempre alcançando 2 finais consecutivas, 1974 e 1978, perdidas respectivamente para a Alemanha e para a Argentina. Foi nesta altura e devido à qualidade de passe apresentada pelos seus jogadores que esta selecção ficou conhecida como laranja mecânica. Caracterizada também por ter sido uma das primeiras seleções europeias a convocar jogadores negros provenientes das colonias o que provocou alguns problemas de racismo, a seleção holandesa teve o seu ponto alto em 1988 com a conquista do Campeonato da Europa.

Dita por muitos de praticar um futebol bonito mas de poucos resultados, a Holanda têm ainda assim mantido um grande nível de regularidade nos últimos vinte anos estado presente em todas as grandes competições à exceção do Mundial de 2002.

A qualificação não se apresentava fácil, a Holanda estava inserida num grupo onde constavam ainda seleções como a Escócia e a Noruega mas a laranja mecânica foi irrepreensível: 8 vitórias noutros tantos jogos, 17 golos marcados e apenas 2 sofridos não deixando margem para dúvidas de que merece estar presente na África do Sul.

Este mundial é portanto aguardado com muita expectativa pelo povo holandês já que depois da excelente fase de qualificação os holandeses esperam finalmente converter o seu futebol bonito em resultados. As esperanças são legítimas já que a última selecção a fazer toda a fase de qualificação sem ceder qualquer ponto foi a Alemanha em 1982 tendo depois conseguido chegar à final desse mundial.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter