Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Que significa as medidas na informática ?

Todos nós ouvimos falar de mega, giga ou até mesmo tera bytes. Mas o que esses nomes significam? segue uma explicação.


Primeiramente, vamos entender como é possível representar uma informação, existem duas formas de representar uma informação, análogicamente ou digitalmente, por exemplo uma fita k-7, disco de vinil, gravação de imagem fotografia em película ou filme em película, fita magnética, etc são analógicos. Já a informação digital é limitada a 0 e 1 ( verdadeiro ou falso ), não é tão susceptível a interferencias como no sinal analógico, então é uma opção segura para os computadores que precisam passar informações precisas aos seus usuários.

Você sabe o significado de Bit ? é uma contração de Binary Digit que significa, claro, digito binário. Essa é a menor unidade de informação "armazenável" não deve ser confundido como a menor unidade de medida da informação, pois representa apenas valores que, somente em conjunto (octeto ou byte), formarão a informação em si, que é o produto do processamento desse conjunto de dados.

Há outras medidas como o Byte que equivale a 8 bits, o Kbyte que equivale a 1024 bytes ou 8182 bits, Megabyte ou 1024 Kbytes, 1.048.576 bytes ou 8.388.608 bits, Gigabyte que é um conjunto de 1024 Megabyte e um Terabyte que é um conjunto de 1024 Gigabyte.


Exemplos mais comuns, quando você olha o espaço em disco do seu pendrive, dvd, cd, disco rígido do seu notebook ou desktop, você vai perceber que nas propriedades dessa unidade terá uma medida. Basta você olhar na tabela abaixo e ver qual medida corresponde com a qual você está vendo e saber quanto de espaço total, livre e ocupado está essa unidade.

Tabela:


Bits

Byte

Megabyte

Gigabyte

Terabyte

Exabyte

drive, unidade c, meu computador, pc, windows

No exemplo vemos o Espaço Livre em GB ( GigaByte ) e o Tamanho Total em GigaByte também.

propriedade do computador, disco cheio, disco vazio, disco ocupado, windows xp, windows
Neste outro caso temos medida em bytes e em GB, para chegar a essas informações do seu disco local basta clicar com o botão direito na unidade desejada dentro de meu computador e ir em propriedades.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter