Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

A vida dos peixes

Quem são os peixes ?



Todos os peixes vivem submersos, ou seja, em nossos rios e oceanos ou lagos. Os peixes estão presente há milhões de anos, bem antes da nossa existência. As espécies dos peixes passam de 28 mil e estimasse que o ser humano tire dos lagos, rios e oceanos  cerca de 90 milhões de toneladas de peixes e moluscos todos os anos; a quantidade de peixes nos oceanos, mares e rios é incontável, com toda certeza ultrapassa de longe a população humana na terra.


Visão dos peixes


Os peixes possuem limitações em sua visão, eles enxergam a curta distância porém possuem vantagem pois enxergam em todas as direções ( normal das presas ). Não ouvem muito bem mas possuem sensibilidade corporal que lhes dão a capacidade de identificar o que está acontecendo ao seu redor.

Estrutura física dos peixes


Com o corpo coberto de escamas sua principal forma de se locomover são as nadadeiras e barbatanas.

Classificação dos peixes


De acordo com a estrutura física, podemos classificar os peixes em dois tipos:

- Ósseos: é a grande parte dos peixes. Possuem ossos e sistema esquelético. Fazem parte desta categoria a sardinha, a garoupa, o bacalhau, o atum, etc.

- Cartilaginosos: não possuem ossos, apenas cartilagens que dão sustentação ao corpo. É a minoria dos peixes. Os tubarões e arraias fazem parte desta categoria de peixes.


Respiração dos peixes


A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.

Como os peixes se reproduzem ?


A reprodução dos peixes acontece com a desova. A fêmea põe ovos em grande quantidade. Estes ovos ficam agrupados formando uma espécie de gelatina. Eles são abandonados e, caso não sejam devorados por outros peixes, irão se desenvolver sozinhos.

O que os peixes comem ?


Os peixes costumam se alimentar de plantas aquáticas, ovos de peixes, peixes menores, pequenos crustáceos e, até mesmo, de restos de alimentos que encontram na água.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter