Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

O milho

milho, milhos, plantacao de milho, nutricional, infos

Vamos falar nesse Post sobre o Milho, sua etimologia, regiões que mais cultivam, maneira de cultivo e o que podemos fazer com o milho.

Etimologia do milho

A palavra milho vem do latim draftmiliu.

Como plantar o milho

Sem calor e umidade adequada, dependendo da espécie do milho, seria dificil obter um milho bonito e comestível. Existem por volta de cento e cinquenta tipos de milho, dessas espécies, algumas tiveram melhoramento genético e foi possível fazer o plantio em lugares com diferentes climas com muito frio ou muito calor. Durante o ciclo vegetativo o clima mais favorável ao milho é o qual possui verões quentes e úmidos e de invernos secos para facilitar a colheta do milho e o armazenamento do mesmo. Em nosso país, so algumas regiões da bacia amazônica que o clima não é favorável para o plantio do milho.

O terreno para o milho

O terreno precisa ser fértil, profundo, solto e de boa permeabilidade à agua e o ar. Pantanos, ou solos muito umidos não servem para o cultivo do milho.

O terreno precisa ser plano ou ter no máximo uma irregularidade mínima para que as máquinas colheitadeiras não tenham dificuldade para colher o milho. Caso o milho seja cultivado em um solo irregular, montanhoso ou algo assim, a mão de obra manual será indispensável.

Solo para o milho

O milho deve ter atenção redobrada quanto ao solo, por isso deve-se levar uma amostra do solo a um laboratório especializado para, com o resultado da amostra, tratar o solo com adubo adequado e, durante o crescimento, fertilizante adequado para o milho.

O solo, com a ajuda de um técnico, deve ser estudado. O técnico contratado por você deverá saber a adubação e o fertilizante correto para que o plantio de milho não sofra com desequilibrios de adubação e fertilizante. O técnico terá que ter em mãos o resultado do laboratório da amostra do solo para tomar essas decisões.

Preparo do solo para receber a semente do milho

Sem preparo, sem milho. Preparar o solo é uma das coisas fundamentais que o agricultor tem que ter em mente antes de pensar no lucro que aquele milho vai lhe dar. Elimine qualquer plantação intrusa como as famosas ervas daninhas e para que o solo tenha a melhor relação solo, ar e a água além de eliminar as ervas daninhas que normalmente infestam o solo, nos períodos que ficam desocupadas entre uma cultura e outra. É preciso limpar o solo de qualquer plantação anterior para que se possa usar o solo novamente, caso contrário a plantação de milho sofrerá com isso. Mais detalhes sobre isso você, agricultor, deverá pesquisar na internet ou em livros, não obstante, consultar um profissional da área para lhe orientar melhor sobre o preparo do solo e outros detalhes que farão a diferença no resultado do milho colhido.


O milho e suas propriedades nutricionais

No milho você irá encontrar rica concentração de carboidratos, proteinas, fibras, betacaroteno, vitamina C, cálcio, ferro, cobre, zinco, enxofre, magnesio e manganês.

Calórias do milho

Possui alto teor de carboidratos (sendo ótima fonte de energia), boas quantidades de proteínas e, quando combinado com uma leguminosa ou leite, sua proteína é quase completa. É rico também em fibras, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B e nos sais minerais fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, enxofre, magnésio e manganês.

Valor calórico do milho

100 gramas de milho, ou uma lata, fornecem 132 calorias.

Propriedades medicinais do milho

Essencial para a produção de energia e funcionamento do sistema nervoso, auxilia no funcionamento intestinal e aumenta a resistencia do organismo às infecções.

Você sabia que o milho?

O milho é muito apreciado pelos índios norte-americanos, o milho, na verdade, surgiu na América Latina, e atualmente é plantado e colhido em todas as superfícies aptas para a agricultura neste planeta.

O milho começou a ser cultivado onde hoje ficam o México e a América Central há milhares de anos. Os vestígios mais antigos de sua produção encontrados nessa região têm cerca de sete mil anos. E dali provém também a palavra milho, "sustento da vida".

O milho foi fundamental não apenas para a dieta mas, certamente, para a cultura da maioria das antigas civilizações americanas, do Chile ao Canadá.

O milho, além de suas virtudes como alimento. Tem sido usado como ingrediente básico para processos industriais. Está na raiz de produtos como amido, azeite e proteínas, bebidas alcoólicas, edulcorantes alimentícios e combustível.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter