Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

TV digital, como funciona nos celulares

Conheça a TV Digital

Tv analogica x digital


Algumas pessoas ainda nao conhecem a tecnologia de TV Digital no celular, outra nem conhecem a propria TV Digital. Não sabem diferenciá-la da TV convencional e pra eles é a mesma coisa.
Mas não é. Tanto que, daqui uns anos, só haverá o modo digital.

Como funciona a TV digital?

O sinal analógico funciona enviando sinais por ondas físicas, como ondas de rádio, em que, quando chegam a casa do usuário, se transformam em sinais elétricos que descem pela antena e entra na televisão. Por isso, quando você faz uma nova instalação, é feito uma conexão do aparelho à antena por meio de um cabo comprido, que possui 2 fios em cada lado. Esses fios são utilizados para o envio dos sinais elétricos, que são recebidos pelo televisor e transformado em imagens.
Uma das desvantagens desse método, é os chamados "fantasmas" que ficam na tela e dão a impressão de imagem distorcida e borrada. Também, a qualidade e resolução não são das melhores.
Nisso, foi inventada a TV Digital, com um método inovador: TV sem imagem distorcida, de alta qualidade e resolução e com interatividade.
Usando dados binários iguais de computador, o 0 e 1, eles enviam esse sinal pelo ar com uma velocidade e tamanho muito maior que o sinal analógico. Ou seja, no mesmo período de tempo que um sinal analógico é enviado com poucos dados, o sinal digital manda muito mais.
Por isso, a qualidade de imagem é muito superior.
Sendo captada pelo receptor, o sinal binário é convertido em imagens.

Desvantagens da TV digital

Uma das desvantagens é justamente quando há interferências ou problemas de chuva. Em vez de aparecer distorções, simplesmente não aparecerá imagens. Ou aparece com a devida qualidade, ou não gera nada.
Mas a probabilidade disso acontecer é pequena.
Outras desvantagens são o pequenos numero de canais disponíveis com sinal digital ou de alta resolução.

E no celular, como funciona?
Do mesmo modo que um receptor, o celular possui uma antena interna, que é capaz de processar o sinal e convertê-lo em imagens.
Assim, é possível assistir canais digitais nele e até mesmo gravar seus programas prediletos.
Por ser uma função nova, o preço dos celulares é um pouco alto, mas, provavelmente será uma função indispensável no futuro.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter