Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

pagina na web como obter ou criar uma

pagina na web como obter/criar uma com planejamento


Ter Pagina na WEB para todo mundo, sem excessão, é interessante, porém, devemos planejar, caso contrário correremos o risco de perder tempo e dinheiro.

Um dos passos que devemos levar em consideração é:

Website é um lugar que


Colocamos informações sobre uma empresa ou determinada pessoa, para isso será preciso hospedar em algum servidor esses arquivos de conteúdo tais como o index.html que seria a página inicial do website.

Domínio do website é


Será o endereço eletrônico, exemplo... www.minhapaginanaweb.com.br . As pessoas irão entrar no conteúdo da sua página na web através desse endereço citado.

Como hospedar e obter domínio


Com um preço muito acessível é possível hospedar o conteúdo do seu site na Internet. Existem empresas de hospedagem de sites que cobram apenas R$3,90 por mês, isso mesmo, você paga por dia 13 centávos.

Além de hospedar essas empresas oferecem registro de domínio que já sai um pouco mais caro, porém, é válido por um ano. Domínios .com.br ou .com são geralmente vendidos de 20 a R$40,00 por ano. Você compra o domínio e só depois de um ano terá que pagar novamente para continuar com o domínio.

Menu da minha página na web


O menu da sua página na web poderá ser tanto horizontal quanto vertical. Os links poderão ter o nome de PRINCIPAL, QUEM SOMOS, SERVIÇOS/PRODUTOS, CONTATO . Este é um exemplo bem simples de menu que poderá ser desenvolvido com algum conhecimento em html, neste caso você terá que saber como funciona links em html que é bem simples e posso descrever um exemplo aqui. Se você precisa criar links para um menu basta utilizar o seguinte código html.

<html>
<head>
</head>
<body>
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/index.html">Principal</a>&nbsp;
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/index.html">Quem somos</a>>&nbsp;
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/index.html">Serviços/Produtos</a>>&nbsp;
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/index.html">Contato</a>>&nbsp;
</body>
</html>


Se você copiar e colar este código em um arquivo HTML e salva-lo como index.html ( recomendo utilizar o bloco de notas para isso ou, se você preferir, usar o dreamweaver ) e abrir este arquivo, verá que no seu navegador ficará algo como:

Principal  Quem Somos  Serviços/Produtos  Contato


Feito isso teremos criado o menu da minhapaginanaweb, porém, ele está horizontal, não está vertical. Para saber mais sobre menus verticais consulte em nosso blog sobre menu vertical

Vou explicar aqui o que cada tag html do exemplo acima significa.

<html> significa HyperText Markup Language ou Linguagem de Formatação de HiperTexto ( hipertexto significa texto em formato digital ). Devemos iniciar o código html com esta tag para poder utilizar os recursos do html.

<head> significa o cabeçalho da página, ou seja, dentro dele poderemos colocar meta tags que são para auxiliar spiders de motores de busca ou também para referenciar arquivos ou importar arquivos de outras hospedagens ou na mesma hospedagem e também podemos importar arquivos javascripts, definir a linguagem da página etc.. No nosso caso não utilizamos nenhum código dentro das tags head, pois o exemplo dado é muito simples para mais detalhes sobre a tag head consulte em nosso blog tags head.

<body> significa o CORPO da página. Dentro dele colocamos todo o código da página. No exemplo colocamos apenas códigos de links para outras páginas do site, por enquanto é só isso o nosso código.

<a href="">link</a> o a significa ANCHOR ou ÂNCORA e HREF significa HyperText Reference que em português é a referência do hipertexto.

Conteúdo do meu website


Agora que já criamos o menu do site iremos trabalhar a página inicial da nossa página na web.

Primeiro, você deverá definir o conteúdo de cada Link. No link PRINCIPAL, trabalharemos um conteúdo descrevendo do que se trata o site.

Vamos por algo como:

Este site tem como objetivo divulgar o trabalho de um iniciante em websites que está aprendendo html no blog pontoabc

Para isso, acrescente este texto logo abaixo do menu horizontal.

Ficará assim nosso código html:

<html>
<head>
</head>
<body>
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/index.html">Principal</a>&nbsp;
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/quem-somos.html">Quem somos</a>>&nbsp;
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/produtos-servicos.html">Serviços/Produtos</a>>&nbsp;
<a href="http://www.minhapaginanaweb.com.br/contato.html">Contato</a>>&nbsp;
Este site tem como objetivo divulgar o trabalho de um iniciante em websites que está aprendendo html no blog pontoabc
</body>
</html>

Pronto, nosso index.html está completo.

Agora, iremos definir o conteúdo para os demais links de nossa página de exemplo.

No link Quem Somos, iremos manter o mesmo código do index.html porém iremos salvar agora com o nome quem-somos.html. Certo?

Porém, iremos mudar o conteúdo. Iremos por algo como:

Sou um webmaster aprendendo html. Este é meu primeiro site e gostaria de compartilhar com vocês experiências nessa área.

Pronto, salve.

Iremos fazer isso agora com o link produtos/serviçõs, porém iremos manter o mesmo conteúdo de quem-somos.html e iremos mudar apenas o conteúdo, iremos colocar algo como: Ofereço serviços de criação de site pois estou aprendendo a criar sites quem se interessar entre em contato.

iremos salvar como produtos-servicos.html

e por último o contato iremos colocar apenas um e-mail.

A opção é salvar o código html igual ao do produtos-servicos.html e mudar apenas o conteúdo, que tal colocar:

Meu e-mail para contato é meunome@gmail.com

Pronto, salve como contato.html

Agora abra o Index.html e você poderá navegar pelo seu primeiro site.

Feito isso é hora de jogar os arquivos em um site de hospedagem. Faça o cadastro e pague a mensalidade primeiro ( existem diversas formas de pagamento ) e depois siga orientações do operador do help desk ou atendimento online da empresa de hospedagem para "upar" o conteúdo de seu site na hospedagem. Lembre-se, o exemplo acima a definição dos links referênciados estão como http://www.minhapaginanaweb.com.br, se você comprou um domínio, é claro que ele não será do exemplo acima, então você ddeverá mudá-lo para que quando você clicar em um dos links você seja corretamente direcionado ao conteúdo correspondente.

Gostou da dica? deixe um comentário!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter