Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

como efetivar em uma empresa

Se você é estagiário(a) e quer muito efetivar, então siga essas dicas, claro, em momentos oportunos, eu garanto, vai dar certo.

Quero efetivar, quero um emprego e não um estágio


É, meu caro(a)... nem tudo na vida é um mar de rosas. Você que está agoniado por um emprego e quer mostrar para seus colegas de trabalho, já efetivados, que você também é capaz de fazer parte do grupo seleto de funcionários de seu departamento, então, faça a diferença.

Estagiário

Se ficam te chamando de estagiário, escraviario ou de algum nome que te ofenda ou te inferioriza, não se preocupe, é um teste para ver como você se comporta perante essas afirmações. Lembre-se, estagiários sempre estão sendo observados, tanto no aspecto técnico quanto no aspecto psicológico, as pessoas querem saber até quanto você aguenta, a ponto de fazer um trabalho bem feito mesmo sob pressão, querem testar sua capacidade cognitiva para saber o seu grau de aprendizado, ora, quanto maior for sua capacidade cognitiva quanto a questões técnicas, isso significará maior vontade sua em aprender e interesse pela empresa e em seu departamento também. Seus colegas de trabalho e seu supervisor perceberão um grau superior de inteligência em você. Então, preste muita atenção no que te ensinam, pois muitas vezes não irão te ensinar nada, pois, ainda há o medo de "passar" tudo que sabem para um estagiário, não obstante, podem ser substituído(s) por um estagiário se ensinarem tudo, então é nesse momento que você precisa ser mais esperto, deverá estudar muito a estrutura da empresa e principalmente do seu departamento, quanto mais você ler e estudar sobre, mais saberá, de forma teórica e prática ( considerando um material de estudo em que há estudos de casos reais ), e estará cada vez mais apto a desenvolver um excelente trabalho e as pessoas estarão mais dependentes de você. Mas, tome muito cuidado, seus colegas de trabalho não querem que você evolua, eles querem tê-lo, no máximo, como um quebra-galhos, ou uma pessoa que está "do lado" deles para o que der e vier, então, se você demonstrar ser muito bom, certamente, você estará contribuindo com sua saída da empresa, mostra-te incompetente para algumas tarefas, peça a ajuda, ou finja pedir, trabalhe em equipe e, principalmente, puxe o saco de quem pode te ajudar na efetivação, se for o caso, use de artifícios como pagar um sorvete para ele na hora do almoço, contar tudo para ele que ocorre dentro da empresa, enfim, crie um laço afetivo com a pessoa para que ela se sinta segura contigo.

É como eu havia dito, ainda há o medo, principalmente no Brasil, dos funcionários mais velhos de casa, de serem substituídos pelos estagiários, mais jovens e mais qualificados.

Cause sentimento e empatia na pessoa certa


Muitas vezes o estagiário se sente desesperado pela efetivação, ele quer ser um funcionário e não um mero estagiário que geralmente é apenas mão-de-obra e não aprende nada. Então é ai que você deve manter-se calmo e ser racional. Muitas vezes o estagiário acaba explodindo suas emoções e isso dificultará em muito a efetivação e poderá ocasionar em demissão. Então, mesmo que falte um dia para terminar seu contrato de estágio, mantenha-se calmo, não fique comentando com pessoas erradas se vão te efetivar ou não, mas se perguntarem, seja educado e responda que não sabe, mas que gostaria muito de ser efetivado pois gosta muito da empresa e acredita nela, e não prolongue mais o assunto. Isso causará sentimento de "esperança" nas pessoas que lhe perguntarem desse assunto, ou, em outras palavras, você estará passando um sentimento real e acabarão se sentindo solidário com você.

O poder da atração


Sinta-se efetivado, mesmo sendo estagiário, faça parte do grupo como se fosse um funcionário/colaborador, faça a diferença, seja sociável, dê risada ( moderadamente ), resumindo, seja equilibrado em todos os seus aspectos.

Faça com que as pessoas de outros departamentos gostem de você


Muitas vezes a ajuda vem de fora, ou melhor, no seu caso, as chances de ser efetivado pode surgir de um elogio de uma outra pessoa de outro departamento. Seja sociável e faça um excelente trabalho, mesmo que os trabalhos sejam particulares, favores particulares ajudam você a conquistar a confiança das pessoas, pois, se fizeres bem feito um trabalho particular de uma pessoa de outro departamento ou quem quer que seja da empresa, certamente, sua probabilidade de receber elogios e ser bem falado dentro da empresa será maior, e quanto mais pessoas falarem bem de você dentro da empresa, maiores serão as chances do seu supervisor pensar duas vezes em deixar você ir embora. Quer situação mais chata para seu supervisor quando outras pessoas da empresa que não eram do seu departamento descobrirem que você saiu por não terem efetivado você? Mesmo se a empresa for uma multinacional, de um porte enorme, obtenha o máximo de pessoas ao seu lado para que você seja bem conhecido, claro, de forma equilibrada, nada forçado, sempre fale Bom dia, Boa Tarde, Boa noite para todos que cruzarem na empresa, sempre fale olhando nos olhos, com um sorriso no rosto e com um tom de voz discreto para alguns menos íntimos e um bom dia, boa tarde e boa noite descontraído para os mais íntimos.

Não puxe o saco do seu supervisor


Puxa saquismo não dá certo, a melhor coisa que você possa fazer é conquistar a confiança do seu supervisor, isso se faz com muito trabalho e dedicação, é de um profissional de qualidade que os supervisores querem, lembre-se, ele não pensará como um funcionário que tem mais tempo de casa que você, ele pensará que você deve dar resultados e que quanto mais resultados der, melhor será para a empresa e para ele, ele não vai temer, por enquanto, que você tome o lugar dele um dia.


Acredite em você mesmo


Sempre acredite em você, por mais dificil que a situação esteja, reverta-a, lembre-se, você é uma pessoa como qualquer funcionário, supervisor, gerente, diretor, presidente. Você pode estar como estagiário hoje, mas como presidente amanhã, a vida nos prega peças constantemente, para isso, você deverá, primeiro, acreditar em você como ser humano e bom profissional e espalhar a boa conduta, ética e moral para onde você passar, pois uma empresa depende de pessoas éticas e que possuem boa conduta moral, caso contrário, essas empresas não terão equipes e certamente irão falir. Boa sorte e espero que você seja efetivado.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter