Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Como criar meu site Part 2

Parte 2 de como ter meu primeiro site

Na postagem anterior indiquei o http://000webhost.com/ para usar como hospedeiro dos arquivos do site que são HTML ( Hyper Text Markup Language ) ou seja, linguagem de marcação de texto. Esses arquivos serão enviados ao serviço de hospedagem através do painel de controle do 000webhost, veja imagem:

printscreen cpanel painel de controle html
Clicando em Go to CPanel , você terá a opção de Upload. com essa opção você poderá enviar arquivos para o seu site, lembrando que o serviço de hospedagem, por padrão, só leêm arquivos principais, ou seja, a página inicial, com o nome de index, então vamos criar o seu primeiro index.html.

Como gosto de aprender tudo até chegar nas ferramentas mais avançadas como no caso o dreamweaver que é um editor de páginas mais adequado para se fazer sites, vamos começar utilizando o bloco de notas do windows mesmo para fazer o index.html do seu primeiro site.

Então faça comigo, vá em iniciar->Executar->notepad, digite apenas notepad no campo do executar e dê enter, pronto, vai abrir o bloco de notas.

Agora vamos dar os primeiros passos na construção do index, ou do documento principal da sua página.

Vamos trabalhar aqui com as seguintes tags do HTML:

<html>
<title>
<head>
<body>
<font>
<marquee>

Bom, vamos explicar detalhadamente cada uma dessas tags do html.

Como eu já havia dito na primeira parte do tutorial,  HTML ou Hyper Text Markup Language , é uma Linguagem de Marcação de Texto. Serve para formatar da forma que você deseja e que o HTML suporta, a página.

Então, para que serve a tag <html> , bom, ela é o início do documento, todos, sem excessão, documentos com extensão .html no final tem essa tag <html>. E todos também terão a mesma tag no final do documento, porém, a tag será </html> , que é o fechamento do documento html.

Agora a tag <title>, como já diz, é o título da página. É onde você irá por o título do seu site, assuntos tratados, se é seu site pessoal, se é um site de uma empresa. enfim é o titulo dela. Lembrando que essa tag também tem a tag de fechamento, ou seja, </title> assim como todas as tags.

A tag <head> é o cabeçalho do documento .html. É o lugar que geralmente se colocam as CSS, ou folhas de estilo, que dão mais forma ao site e mais flexibilidade ao layout do site. É dentro dessa tag que são definidas as meta tags como a descrição do site, as palavras chaves e os scripts como javascript.

<body> é a tag corpo , é dentro dessa tag que ficará todo o conteúdo da página, textos, tabelas, menus, linhas, colunas, fotos, vídeos, enfim, todo o conteúdo.

<font> é a tag que pode ser utilizada para formatar um texto, mudando a cor, a font e o tamanho.

e por fim <marquee> é a tag que é utilizada para se fazer um letreiro.

Bom, vamos iniciar a construção do site, utilizando o bloco de notas como editor.

primeiro vamos criar o documento .html. Mesmo sem ter feito nada no bloco de notas ainda, salve um documento .html em branco em um diretório de fácil acesso para você testa-lo antes de enviar ao servidor de hospedagem do seu site. Feito isso, vamos criar então uma página utilizando os recursos citados:

<html>
<title> Meu primeiro site </title>
<head>
<meta name="description" content="a descrição do meu primeiro site é blablablabla"/> 
<meta name="keywords" content="meu, primeiro, site, sao as palavras chaves"/>
</head>
<body>

<font color="BLUE"><font size="6"><font text="comic sans ms"> Meu Primeiro Site escrito em cor azul </font></font></font>

<marquee> Meu Primeiro Site Letreiro legal </marquee>

</body>
</html>


Feito isso, salve e teste o arquivo html, você obterá um resultado semelhante a este:

html, tags, index, print screen

Pronto. Agora para você ver e mostrar para seus amigos o seu site. Para isso é preciso fazer o upload desse arquivo no http://000webhost.com/ . Mais dicas de HTML em outros posts, aguardem.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter