Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Introdução ao conceito de funções.

Entendendo melhor funções



Neste post iremos trabalhar mais em cima dos conceitos de funções pois são muito importantes. Primeiro, iremos ver mais casos de funções e logo em seguida caracterizaremos estas funções entre tres tipos. Como no ultimo post nos vimos, para que uma lei seja caracerizada uma função é ncessário que esta lei possua uma própriedade tal propriedade pode ser melhor descrita usando o seguinte predicado. Seja uma lei que associa elementos do conjunto A ao conjunto B, a lei é dita F. F é uma função se e somente se para cada elemento do conjunto A existe um elemento do conjunto B tal que a (F) b está relacionado, usualmente se escreve b = F(a) sendo e . É útil para fazermos também associações de frases à simbolos pois sem estes simbolos fica tedioso e difícil a expressabilidade de conceitos mesmo triviais. Tais associações serão inicialmente as seguintes: Quando lermos os seguintes simbolos eles estão correspondendo à "Para todo, Existe". para todo significa como o nome diz, para todo elemento de um conjunto, e existe obiviamente é; existe um elemento. Certamente eles irão sempre vir acompanhados de outro predicado que corresponderá a caracterização do elemento. Assim sendo, se temos a seguinte frase/predicado: Para todo x, x pertence à A = {1, 3, 5} então x é impar. Atualmente isto poderia descrito em simbolos como então x é impar. Mais tarde iremos aprender a converter inteiras frases em simbolos que por sua vez são mais expressiveis.
Agora um exemplo de , Existe x em A = {1, 2} tal que x é par. Se quisermos expressar isto usando o predicado de existencia, podemos fazer e x é par. Mais um exemplo de seria então x possui um sucessor, oque é verdade. E neste caso então x possui um antecessor é obviamente falso, pois 0 não possui antecessor em N.
Agora que temos as armas podemos expressar melhor oque uma função é, e como caracterizar relações, e fazermos asserções acerca delas. Certamente isto tudo também nos dá a possibilidade
de verificar se uma dada lei é ou não função com maior facilidade.
Sendo assim, vamos então lançar a definição formal doque uma função é.

Definição 1. Uma função é uma lei que associa um elemento de um conjunto A para um conjunto B.
e para cada elemento do conjunto A existe um elemento do conjunto B e apenas um elemento.
Isto é o simbolo quer dizer, existe apenas um elemento, e o simbolo quer dizer 'então'.
Note que estamos trabalhando inicialmente intuitivamente em cima destes simbolos, eles possui um significado intuitivo que carregamos desde que aprendemos a falar. Mais adiante estaremos formalizando o conceito de predicado, e formalmente poderemos entender oque aquilo quer dizer.
E como calcular o resultado daquela expressão.
Agora que temos a definição formal de função, uma boa pedida seria tentar observar o redor
e encontrar funções, caracterzar as leis que vemos como sendo funções ou não. Isto pode parecer estranho a primeira vista mas estamos cercado delas, em toda parte, tudo pode ser visto como uma função. Tente isso, valerá a pena ! até o próximo post.



0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter