Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Introdução à biologia

Conceito de biologia e sua importância



A biologia ( Bio de Vida e Logia de Estudo ) é uma das mais importantes ciências existentes. Ela estuda todos os seres vivos e tudo o que neles mudam por exemplo alteração no batimento cardiaco, alterações cerebrais, alterações no sangue... Você já parou para pensar o motivo pelo qual quando tomamos sol ficamos com a pele mais morena ou mais queimada? A biologia explica isso como um fenômeno da substância que temos na pele, uns com mais outros com menos




As principais características que definem um ser vivo são: composição química (moléculas e átomos), organização celular (quantidade, tamanho de células), crescimento (aumento de tamanho e número de células), reprodução (capacidade de dar origem a seres semelhantes), metabolismo (todas as atividades que ocorrem em uma célula ou no organismo), homeostase (capacidade do organismo em manter equilíbrio em seu meio interno) , reações a estímulos do ambiente (fatores estimulantes a que os seres vivos reagem) e evolução (processo de modificações por que passam os seres vivos). Veremos alguns exemplos dessas características:

Reações a estímulos do ambiente: luz, água, alimentos, necessidade de reprodução.

Crescimento: ocorre devido à capacidade das célular em incorporar alimentos, transformando-os em energia.

Reprodução: pode ser assexuada (quando não envolve união de gametas) e sexuada, quando envolve.

Composição química:seres vivos são formados por substâncias químicas semelhantes, que podem ser orgânicas ou inorgânicas. As proporções desses elementos são variáveis entre os seres vivos.

Metabolismo: divide-se em: catabolismo que quebra as substâncias ingeridas e libera energia e anabolismo que utiliza energia produzida para reparação, crescimento e demais atividades celulares.

Organização celular:vírus não tem organização celular, protozoários e bactérias são unicelulares (única célula). A maioria dos seres vivos é composta por muitas células.

Homeostase: manutenção da temperatura de nosso corpo em 36,5°C.

Evolução: as que ocorrem ao acaso, se favoráveis serão mantidas ao longo de gerações por meio da reprodução. Esse processo chama-se seleção natural.

Melanina é a proteína que dá pigmentação a pele e cabelos dos mamíferos. São consideradas albinas as pessoas que não produzem essa proteína em seu organismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter