Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Sinais e sintomas de gravidez

Sinais e sintomas de gravidez quais são



A gravidez é um momento mágico para as mulheres (e muitas vezes para o pai coruja também). Mulheres que tentam engravidar há tempos e não conseguem, mulheres que querem muito um filho porém a gravidez ocorre de maneira não planejada ou então aqueles comuns casos de meninas e mulheres que não se protegem durante a relação sexual, ou então o método contraceptivo falha (camisinha rompe, esquecimento da pílula anticoncepcional). Depois que isso acontece, é possível tomar as chamadas "pílulas do dia seguinte", as pílulas de emergência. Mas nem sempre elas funcionam. Mesmo tomando corretamente há chance de falha, que não deve ser desconsiderada. Nesses casos, creio que toda mulher tem curiosidade em saber se está grávida ou não.



Claro, antes de entrar em desespero ou pular de alegria, você deve estar atenta a algumas coisas:

1. Você não toma anticoncepcional nem usou camisinha durante a relação?

2. Você estava em seu período fértil? (aproximadamente 14-15 dias depois do início da menstruação anterior)

3. Você tomou algum tipo de contraceptivo de emergência?

4. Sua menstruação tá atrasada?

Se suas respostas foram NÃO, SIM, NÃO, SIM... há grande chance de você estar grávida! Os testes de farmácia, como tudo nessa vida, não são 100% garantidos e têm margens de erro principalmente quando feitos após tomar pílulas (anticoncepcional e de emergência) por essas conterem altas doses de hormônios que podem alterar o resultado, tanto pra um falso-positivo como para falso-negativo. Mas para sua sorte, há alguns sinais e sintomas a que você deve estar atenta e que podem indicar uma gravidez antes de fazer um teste:

1. Aumento ou perda do apetite

A alteração de hormônios no organismo pode causar isso, diferentemente de mulher para mulher. Não raros também são os casos de "vontades" que são causadas pelo emocional da mulher. A ansiedade em não saber se está ou não grávida pode causar esses sintomas e até mesmo causar a "gravidez psicológica", que, de tanto a mulher pensar que estar grávida, passa a ter os sintomas.

2. Aumento na sensibilidade dos mamilos e mamas

Também tem tudo a ver com os hormônios, que estão se alterando. Pode ocorrer também um escurecimento nos mamilos, aumento nas mamas, inchaço, etc. Mas isso muda depois que o organismo se acostuma com a alteração de hormônios.

3. Cólicas

Alguns sintomas são tão parecidos com os da TPM que algumas mulheres nem notam que já estão grávidas. Cólicas são comuns não só na TPM e menstruação, mas também na gravidez! São comuns bem no início da gestação (até uns 3 meses), pois é quando o bebê está se ajeitando no útero. Cólicas fracas e não-recorrentes.

4. Vontade de urinar a toda hora

Comuns no primeiro e no último trimestre, essa sensação incômoda é causada pelas alterações hormonais e também pela pressão que o útero faz sobre a bexiga, fazendo com que ela armazene menos urina e com que tenha vontade de urinar mesmo com a bexiga quase vazia.

5. Cansaço e sono

Agora você tem que produzir energia para duas pessoas! E para isso, claro, seu corpo vai cansar e precisar de repouso. É por isso que grávidas não devem fazer trabalhos pesados. Além disso os altos níveis do hormônio feminino progesterona causam exaustão.

6. Náuseas e vômitos

Algumas mulheres têm a sorte de nem experimentarem esses sintomas durante toda a gestação. Outras, porém, sofrem principalmente nos primeiros meses. Costuma aparecer nas primeiras horas do dia, principalmente quando o estômago está vazio.

7. Alterações no paladar e/ou olfato

Comum é sentir um gosto metálico na boca. Alguns cheiros ficam mais acentuados e você pode até mesmo passar a não suportar um determinado cheiro, como café por exemplo.

8. Mudanças de humor

Similares aos sintomas de TPM, mulheres grávidas podem se tornar irritadiças, mudar de humor repentinamente, sentir vontade de chorar, com emocional instável.

Se você tem apenas um desses sintomas, é difícil que esteja grávida, o que não significa que não esteja! Assim como ter todos os sintomas não significa que esteja. O certo é esperar e, se a menstruação for regular e atrasar, depois de uma semana de atraso fazer o teste de farmácia, e se mesmo assim não se convencer, um exame de sangue. E, se o resultado for positivo, PARABÉNS MAMÃE!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter