Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Blocos Lógicos

Blocos Lógicos na Educação Infantil



Como dito no post anterior, os blocos lógicos são essenciais na infância durante as primeiras noções e matemáticas e são importantes durante algum tempo depois que a criança já tem os números bem fixados. No que os blocos lógicos auxiliam? Além de ser uma iniciação a geometria, ele desenvolve lógica, pensamento abstrato, relações de correspondência e classificação, etc. e pode ter diversos tipos de aplicação.
Uma caixa de blocos lógicos contém:

48 peças, sendo elas:

círculos, quadrados, triângulos e retângulos; de três cores (amarelo, azul e vermelho); de dois tamanhos (grande e pequeno); de duas espessuras (fino e grosso).

Veja abaixo:



Os que são comprados normalmente são de madeira, por serem mais duráveis e melhores de manusear, porém podem ser fabricados em casa e até mesmo na escola, juntamente com as crianças (apenas mostrando a eles como se faz, dependendo da idade), de papel cartão, EVA, cartolina, etc.

Abaixo, algumas atividades e jogos que podem ser trabalhados com os blocos lógicos:

1.Inicialmente deverá ser distribuídas as peças para que as crianças reconheçam o material e formem desenhos com as peças. Essa é uma atividade que pode ser feita em dupla, grupo e até individualmente, dependendo da quantidade de material disponível. Com isso a criança se familiariza com os objetos, e o professor regente deve explicar que peça é cada uma delas, falando de seus atributos.

2.Em dupla, as peças devem ser divididas igualmente e aleatoriamente para cada jogador. O primeiro jogador deve colocar no centro da mesa uma peça, e o segundo jogador deverá colocar uma que tenha um dos atributos da peça inicial (mesma cor, espessura, forma ou tamanho). Os jogadores devem especificar o porque de aquela peça ter um atributo igual a outra. O jogo termina quando um dos jogadores não tiver mais peças ou não tiver peça com atributos iguais a anterior.

3.O professor regente divide a turma em grupos (dependendo da quantidade de alunos, preferencialmente em dois) e cada grupo deve ter o mesmo número de peças. Na frente da turma, o professor diz um ou mais atributos de uma peça aleatória, começando com um atributo e aumentando. A turma que levantar a peça mais rapidamente vai acumulando pontos e exercitando a lógica.

Existem muitos jogos que podem ser feitos com esse material, vai da criatividade do professor, a necessidade dos alunos e de pesquisa sobre o que já foi feito.

Blocos lógicos por apenas R$33.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter