Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Matemática infantil

Matemática infantil como ensinar



A matemática é uma das coisas que aprendemos e que usamos pelo resto da vida. E se não é dada uma boa base desde cedo, depois as coisas podem se complicar! É como diz o ditado "é de pequenino que se torce o pepino". Então, para que haja bom entendimento e desenvolvimento de habilidades que serão usadas futuramente, os pequenos devem ser estimulados desde muito cedo a contar, dizer os números, etc. A partir do momento em que a criança aprende a falar, acredito que já devem ser mostrados números para eles, dizendo seus nomes e pedindo que repitam. Números feitos em madeira ou qualquer outro material que possa ser manuseado pela criança também são muito bem-vindos.
Quando o pequenino começa a frequentar CMEI's e já sabe pegar em um lápis e escrever, é normal que ele tenha seu próprio caderno de matemática (de preferência o pedagógico, que tem quadrados maiores). Por que de preferência os pedagógicos? Nessa fase a criança ainda não tem muita coordenação motora e traçar dentro de limites se torna um pouco difícil quando esse limite é pequeno, por isso os quadrados maiores são importantes. Desde pontilhados que devem ser traçados por cima a atividades que envolvam materiais concretos, a criança normalmente já começa a escola sabendo contar praticamente todos os números. Claro que ela pode e vai se embaralhar um pouco no começo, assim como quando bebê ela dizia "1, 2, 4, 8, 13..." e isso é perfeitamente normal. Também para estimular o raciocínio matemático há muitos jogos e atividades que podem ser trabalhados, e abaixo está apenas alguns deles:





Duas atividades bem comuns e que podem ser trabalhadas por algum tempo, pois fixam bem os numerais e quantidades. Claro que não é passado um ano inteiro só nessas atividades, pois isso seria memorização e não, aprendizagem. Mas depois que é passado esse tipo de atividade (que é abstrata) e se vê que no concreto as crianças pegaram "o ritmo da coisa" pode-se passar para outros tipos de atividade, aumentando o nível.



Um jogo da memória um pouco diferente, e que pode ser confeccionado de várias formas, visando fixar o conteúdo, como números em alto relevo (EVA, papel cartão) que podem ser sentidos e não apenas vistos.

Há também os blocos lógicos que são bastante utilizados na Educação Infantil, mas isso é assunto para outro post!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter