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fui ofendido pelo meu chefe

fui ofendido pelo meu chefe
E agora? Como devo reagir a uma ofensa de um "superior" dentro da empresa?. Os casos de pessoas que são vítimas das ofensas de supervisores, gerentes ou mesmo diretores comumente ficam quietas ou, fazem pior, revidam a ofensa. Esta última atitude pode lhe custar o emprego, então é melhor ficar quieto, a não ser que tenha um emprego já em vista e que aquele já não faz sentido algum para você.

Como reagir a uma ofensa

  • de um supervisor, gerente ou diretor da empresa em que você trabalha


  • Tenha bom senso, se ele usar palavras de baixo calão, não baixe o nível também, seja mais perspicaz, mantenha-se muito sério ( isso se ele for daqueles chefes "brincalhões" ) isso vai fazer com que ele perceba que o que ele acabou de dizer lhe ofendeu e que não é como uma crítica construtiva que você, como bom profissional, acatou como fator positivo para melhorar seu trabalho. Quando há uma boa crítica, e não ofensa, nossa expressão é mais suave não é como ter sido ofendido. Receber uma crítica construtiva nos faz sentirmos um pouco envergonhados mas aceitamos a crítica, desde que seja um bom profissional, para melhorar o trabalho da forma mais positiva possível e fazer parte cada vez mais daquela equipe de trabalho, e por consequência nunca cometer o mesmo erro de novo. Se seu superior é um rapaz sério, equilibrado nas emoções e ele lhe ofendeu diretamente, mantenha sua atual expressão e pergunte onde errou para não errar novamente e se ele responder com sinceridade o que deveria ser mesmo feito, então, você estará se aproximando mais dele e assim ele confiará mais em você e lhe dará sempre feedback sincero, isso quando você pedir claro, de suas atitudes na empresa. A ofensa distancia o colaborador do seu superior. Se você é um chefe e quer ter seus funcionários aos seus pés, um dos detalhes que você precisa saber é não ofender o seu empregado, caso contrário eles sentiram ódio de você e vão falar mal de você pela empresa e acatarão suas ordens com desgosto e ódio. Mesmo que seja um único colaborador, ele vai acabar falando mal de você por conta da ofensa, não que os supervisores, gerentes e diretores não sejam vítimas constantes de colaboradores que falam mal deles por outros motivos, mas que haverá mais um motivo para falarem mal, isso haverá. Não seria nada bom a empresa toda saber que você ofendeu um empregado.

    Bom senso sempre

  • Foi ofendido, não revide, equilibre-se e procure saber quem é realmente seu chefe e de seus problemas


  • Há casos em que seu chefe está passando por momentos difíceis e quer descontar esse "mal-estar" nas pessoas, tudo bem, mas imagine se você tivesse passando pelo mesmo problema? seja um problema pessoal profissional, não há dúvidas que a empresa não é lugar para misturar problemas pessoais com trabalho. Tudo tem o seu lugar, resolver os problemas pessoas e profissionais em seus devidos lugares é a melhor opção.
    O chefe que mistura problemas particulares com assuntos da empresa, certamente, não é dos melhores chefes... então se esse for seu caso não acredite que ele possa melhorar a empresa e muito menos você como profissional nela. Caso receba uma ofensa de uma pessoa dessas, não se sinta ofendido, pois receber uma ofensa de uma pessoa que não consegue separar a vida particular da vida profissional, certamente estará com os dias contatos na empresa, por mais bom profissional e dependente a empresa for dele.

    Se o funcionário errou de quem é a culpa?

  • dependerá muito da situação


  • Alguns fatores podem ser:
  • Desinteresse do funcionário em ter adquirido o conhecimento necessário para executar aquele trabalho.


  • Quem o instruiu não foi capaz de provar na prática que realmente ele sabia fazer.


  • Esquecimento por parte do funcionário devido ao longo tempo que não fazia e de não ter perguntado ao seu supervisor como "faz mesmo"


  • Na empresa os funcionários geralmente não fazem uma função apenas, a não ser que você trabalhe em uma multinacional e que você só aperte parafusos. No primeiro caso, quem trabalha em uma empresa menor, terá sempre mais coisas a fazer e geralmente há o esquecimento por parte do colaborador por funções que ele fez um ano atrás ou meses atrás, então é preciso "refrescar a memória deles" para o erro ser o menor possível, então isso cabe a alguém que está acima deles na hierarquia empresarial.
    Muitas vezes isso não ocorre e o funcionário, por vergonha ou mesmo medo de dizer o famoso "Como faz mesmo" acaba relembrando algo que está latente em sua memória e o erro ocorre com mais frequência e a culpa é de quem ? bom, dos dois talvez, um pelo fato de não pensar em diminuir a taxa de perdas ou erros em uma determinada função e o outro por não ter entendido ou ao menos ter memorizado corretamente a função que lhe foi ensinada a um tempo atrás.

    Se as ofensas tornam-se constantes

  • Está na hora de utilizar os direitos do trabalhador


  • Você poderá denunciar seu "chefe" para as autoridades. No caso há sempre como denunciar, utilizando de um bom advogado ele lhe dirá a melhor opção, mas sempre será bom dialogar com seu superior para saber o motivo das ofensas e assim solucionar esse problema de uma forma mais inteligente possível. Se nada disso der certo, procure outro emprego.

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