Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Women's Liberation

Frase utilizada pela primeira vez em 1966, e resume as metas do movimento feminista, que trouxe a emancipação da mulher durante os anos.
A tradução da frase, Liberação das Mulheres, consistia primeiramente, em dar as mulheres direito ao voto, emancipação social, direito de escolha, e de posse de si mesma.
A principio, as mulheres eram propriedades de seus pais, e estes, escolhiam seus maridos (por aquisição de posses, e esta escolha, muitas vezes visava benefícios econômicos para a família), na maioria das vezes as mulheres, só conheciam seus noivos, no dia de seu casamento, e após o casamento, a mulher (assim como seus filhos), passavam a ser propriedades de seus maridos. Passando a cuidar da casa, do marido, e sem autonomia e nem mesmo posse de seu corpo.

Assim, o movimento feminista, tem três fazes, e a primeira se inicia entre os séculos XIX ate o XX. Nessa primeira faze, feministas lutam, para que as mulheres possam ter o direito ao voto. Apesar, do direito da mulher votar, ser a primeira vertente feministas1nesse primeiro momento do movimento feminista, já surgiam idéias para reivindicar o direito da mulher se recusar a ter filhos (ou mesmo ao ato sexual quando não o desejasse).
Em 1919, as mulheres, com seus movimentos feministas alcançam o direito ao voto.
A segunda onda feminista, reivindicava, o direito de posse de corpo da mulher, visto que muitas (na época) sofriam com estupros realizados por seus maridos, quando estas se recusavam ao ato sexual, dessa forma, o movimento feministas passou a reivindicar, alem de direito de recusa do ato sexual, o uso de ante concepcionais.
Essa, segunda faze, seria uma continuação da primeira, (visando melhorias da primeira), para as militantes dessa segunda faze do feminismo, as mulheres, se minimizavam para maximizar e suprir os desejos do marido e dos filhos se dedicando inteiramente para a casa e para os afazeres domésticos, de privando de tudo (beleza e saúde) colocando sempre a família em primeiro patamar. Sendo assim, essa segunda faze do movimento, tentava fazer com que as mulheres, repensassem seu estilo de vida, e buscassem então igualdade social.
Com a evolução industrial, o serviço domestico passou a ser simplificado (e dessa forma menos valorizado), o que abriu uma brecha para que as mulheres pudessem buscar serviços fora de casa, pois se criou a ilusão de que os afazeres domésticos, haviam sidos simplificados.
A evolução industrial, também fez com que, os maridos passassem a fazer suas refeições fora de casa, dessa forma, tirou (de uma certa maneira) a responsabilidade da mulher, estar disponível para confeccionar as refeições. Dessa forma a mulher passou a trabalhar fora de casa, e passou a reivindicar, a igualdade salarial, e social, tendo assim se igualar aos homens.
mulhermoderna1Com toda essa busca de auto reconhecimento, dedicado por tanto tempo pelas militantes feministas, as mulheres passaram a obter uma dupla jornada de trabalho, em casa e no trabalho realizado fora de casa, visando renda. Assim, a mulher passou a ter mais responsabilidades, dentro e fora de casa. Visto que ainda é de responsabilidade da mulher (assim como nos séculos passados) a criação e educação dos filhos, assim como os cuidados com a casa
( o que vem sendo modificado ao longo do tempo).

O fato é que, com tantas conquistas, a mulher tomou pra si muitas responsabilidades, e com essas responsabilidades (e a dupla jornada) a mulher acaba por afetando sua saúde.

Pesquisas mostram, que com o dia a dia corrido das mulheres, a saúde destas esta sendo abalada.
As mulheres vem sofrendo mais com a dependência química (alcoolismo, tabagismo, remédios para dor de cabeça etc), alem de outras doenças que antes, tinham como alvo os homens, agora já aparecem em mulheres ( hipertensão, enfarto, AVC, alterações digestivas e alérgicas, entre outras).
Nos tempos de hoje a mulher pode escolher a idade que deseja ter filhos, assim cada vez mais mulheres vem optando por se dedicar a carreira, deixando a família e os filhos em segundo plano. Com isso, o aumento de gravidez de risco, (visto que mulheres com idade avançada e que encontram grávidas tem mais riscos devido a debilitação hormonal que o corpo da mulher sofre com a perda de juventude), dessa forma com idade avançada, a mulher alem de ter um parto (e uma gravidez) mais delicados (que exigem mais cuidado e mais cautela) a mulher acaba por não ter mais paciência com a infância de seus filhos.
Alguns países como a França, já propõe, que mulheres trabalhem apenas meio período, para que não fiquem sobrecarregadas com a dupla jornada de trabalho, e para que assim possam cuidar melhor da casa, dos filhos e do marido.
Hoje já se pode notar, reflexos do movimento femista, alem da perda de saude que a mulher vem sofrendo ao longo dos tempos, muitas mulheres ja assumem o papel social do homem (como provedor de maior renda da familia e chefe de familia), pesquisas mostram que ja passam de 79% o numero de mulheres que são chefes de familia, realizando dupla jornada de trabalho (cuidando da casa, filhos e marido).
O numero de mulheres solteiras (com mais de 30 anos) tambem aumentou, assim como gravidez tardia.
Acredito, que o movimento feminista tenha trazido muitos beneficios para nos mulheres, ao mesmo tempo que trouxe muito mais responsabilidades, e as vezes, me pego pensando se não teria sido melhor, não ter queimado sutiãs em praça publica, e ter assim continuar sendo Amelia, ao inves de sofrer com perda de saude (envelhecimento precoce), algumas de nos (mulheres) não pedimos para sermos imancipadas!! E se pensarmos bem, o movimento feminista nos trouxe mais dores de cabeça do que beneficios, temos que cuidar da casa, do marido (isso quando conseguimos um) e ainda, estar sempre linda, bem humorada, so sendo mesmo mulher maravilha!!
A quem mesmo devemos agradescer tantas melhorias?
mulher_anjo

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter