Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Função Procv | Funções como PROCV são essenciais

Quando trabalhamos com planilha eletrônica nos deparamos com desafios no mundo corporativo. Quando surge a necessidade, por exemplo, de saber o cargo de uma pessoa através do código do seu crachá, ou de outra informação que temos dela, fica difícil sem uma função chamada procv.
Localizar um valor na primeira coluna de uma matriz da tabela e retorna um valor na mesma linha de outra coluna na matriz da tabela. Sim... Outro exemplo é, imagine se você tem que procurar um valor na primeira coluna que corresponde a outros dados que você gostaria de saber. Imagine uma planilha com vendas de todo ano e por dia de um determinado produto de uma empresa, você ficaria procurando a olho numa planilha que provavelmente teria mais de 365 linhas? Mesmo se você utilizar o CTRL + L você terá que ficar pegando dado por dado, pois... imagine uma planilha que além de possuir todos os dias do ano, ou seja, 365 linhas separados por dias e várias colunas, do tipo 9 colunas onde mostram cada detalhe como código do cliente, quantidade comprada, quem entregou a mercadoria, horário da saída da mercadoria, horário da entrega da mercadoria, nome do cliente, nome do vendedor, comissão pela venda do vendedor, receita gerada pela venda. Seria difícil ficar apertando CTRL + L e pegar todas essas informações e colocar as quais você quer para, por exemplo, auxiliar na tomada de decisão, montar um fluxograma daquele dia ou, melhor ainda, fazer uma outra planilha separando esses dados por meses e usar os dados para tomar decisões.

Uma planilha de exemplo para a função procv no excel

  • Montamos uma planilha para utilizar a função procv e exemplificar a sua utilidade no ambiente corporativo

  • Funções como a procv precisam ser entendidas, principalmente para quem deseja começar um negócio, para controlar suas vendas, pedidos, receita gerada etc...
    Digamos que você possua uma pequena empresa e ela não possui ainda um sistema capaz de criar um relatório de vendas por dia. Muitas vezes, empresários, precisam utilizar ferramentas para controlar vendas que seus vendedores fazem diariamente para, simplesmente, calcular comissões sobre vendas realizadas, ver quem está vendendo mais durante a semana. Agora, imagine ter que avaliar um mês todo utilizando uma planilha que fornece tantos dados? Como quero simplificar, fiz uma planilha com esses dados de uma semana, nomeei 9 colunas, as quais são:
    Cod. do Pedido, Cod. Cliente, Nome do cliente, Dia da compra, Qtd de mercadorias compradas, Nome do vendedor, Comissão gerada, Receita gerada pela venda e Tabela auxiliar.

    O objetivo da planilha e das funções procv utilizadas

    O objetivo dessa planilha é saber o desempenho de vendas de uma única mercadoria em um determinado período, uma semana no caso, saber a frequência com que cada cliente cadastrado faz pedidos e por último saber qual vendedor consegue vender mais.

    O campo consulta

    Primeiro, para "fazer a planilha funcionar" precisamos inserir um código do cliente válido. Após inserir um código válido do cliente a planilha irá gerar um gráfico mostrando a receita gerada por esse cliente durante a semana. Como inserir um código de cliente válido? simples. Os códigos que estão na segunda coluna, todos são códigos de clientes válidos, por exemplo, no caso da imagem acima usei o código 203 para ela me mostrar a frequência de compra de mercadoria durante a semana do cliente que possui o código correspondente ao 203. A planilha está limitada a 3 pedidos por cliente durante a semana, claro que eu poderia ter aumentado para 4, 5 ou até o quanto eu quisesse, mas 3 é o suficiente para o exemplo. Utilizei várias vezes a função procv para concluir esse exemplo, então, você primeiro deverá saber como funciona na prática o procv. O gráfico também me mostra que dias da semana o cliente com o código 203 fez pedidos, no caso na sexta-feira o cliente fez 3 pedidos, e o total da receita gerada por dia.

    Tabela auxiliar

    A tabela auxiliar usada é para não repetir o mesmo código de pedido, pois imagine dois clientes com código de pedido repetido? seria uma confusão. Utilizando funções como o cont.se foi possível estabelecer que cada cliente poderia fazer quantos pedidos quisesse que não haveria confusão na hora de saber de qual cliente pertencia aquele pedido de mercadorias.

    Gostaria de adquirir a planilha? funções como procv estão contidas nela e estou disposto a auxilia-lo para qualquer dúvida

    Fiquei horas elaborando a planilha, nada mais justo que vocês contribuírem com R$11,90 né? preço acessível!!! Então segue o link
    Comprar Planilha Excel Procv

    Como irei receber minha planilha?

    Estarei mandando no e-mail que aparecer para mim na confirmação do pagamento, ok?

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Faça o seu comentário e nos siga no Twitter