Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

Nutrição infantil

Nutrição infantil como fazer



Desde que nascem as crianças devem ter uma alimentação toda especial e saudável. Quando bebês, até uns 6 meses seu único meio de alimentação deve ser a amamentação, que é extremamente benéfica em sua formação e desenvolvimento, pois possui todos os nutrientes necessários, protege contra algumas doenças, inclusive as cardiovasculares, na vida adulta. A partir do 6º mês de vida a alimentação deve ser complementada com outros alimentos além do leite materno, como papinhas doces ou de sal. Um acompanhamento médico é essencial para saber com que frequência esses novos alimentos devem ser oferecidos, em que quantidade, etc.



A medida que a criança vai crescendo a consistência dos alimentos deve mudar, para estimular a mastigação. A partir dos 2-3 anos de idade a criança tem apetite irregular, podendo aceitar o alimento em um dia e no outro não, ou vice-versa. O importante é não forçar nenhum tipo de alimento. Especialistas dizem que para se saber que uma criança realmente NÃO GOSTA de um determinado alimento, esse deve ser oferecido a ela por 15 vezes.



Verduras, legumes, frutas, grãos, carnes... tudo isso deve ser incluído na nutrição as crianças, evitando-se guloseimas e comidas de baixo valor nutricional. Não esqueça que crianças se espelham em pessoas mais velhas, principalmente nos pais.
Desde cedo as crianças devem ser estimuladas a ter uma alimentação saudável, ou poderão sofrer na adolescência para se adaptar, ou até mesmo com obesidade (que não é rara mesmo na infância).



Algumas pessoas mais velhas, principalmentes os avôs e avós, acham que "comer bastante é comer bem" e que ser gordo é ser saudável. E isso não está certo. Comer bem é comer em quantidades moderadas, respeitando seus limites e de seu corpo. E não é porque uma criança é magrinha que não é bem alimentada ou bem nutrida. Se necessário, o encaminhamento da criança a um nutricionista também é bom para que ela se desenvolva plenamente para sua fase adulta.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter