Celulares tecnologia assuntos variados PontoABC já

funções da administração

As principais funções da administração dica e opinião



Funções da Administração Henri Fayol

A administração assim como suas funções sofreram constantes mudanças, pelo menos, nos últimos 100 anos. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa. Mas no começo as funções da administração teve como seu precursor Henri Fayol, um francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em 1925. Ele fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos.

Uma diferença que Henri Fayol tinha dos mais famosos e principais contribuidores das teorias administrativas, Taylor e Ford, é que Fayol acreditava que a empresa era um todo, funcionava em sinergia, por isso cuidava da empresa de cima para baixo. Outra diferença é que Fayol possuia uma visão de Gerência ou Direção da empresa. Fayol contribuiu com a administração industrial geral, pois também lançou um livro chamado Administração Industrial Geral datada de 1916.

A teoria POCCC


Planejar

Organizar

Controlar

Coordenar

Comandar

Das funções da administração de Henri Fayol, podemos encontrar as seguintes que são acrônimas de PO3C

A primeira delas é Planejar, isso significa que você terá que criar planos para o futuro de sua organização, lembre-se, planejamento só serve para nos orientar, nem tudo que planejamos ocorre, então, pés no chão para fazer o planejamento sabendo que ele é uma ferramenta essencial para chegarmos a um objetivo empresarial. Depois do planejamento, temos que agir, então começamos a programar o que estava no planejamento, para colocar em prática, e é durante esse passo, da programação, que vemos a estrutura organizacional, a situação da empresa e das pessoas que compõem ela, de nada adianta agir para alcançar um objetivo que foi planejado, sem ter um conjunto de detalhes prontos e preparados. Exemplo disso é quando planejamos fazer uma casa, fazemos a planta da casa, definimos os cômodos, depois quando vamos construir não sai exatamente aquilo que estava desenhado no papel, mas havia um esboço ou noção do objetivo que queríamos alcançar, e, nesse caso, sempre conseguimos nos orientar e transformar nossa vontade na prática seguindo, claro, o bom senso para determinadas situações.

A segunda função da administração é Organizar. Quando nos deparamos com essa palavra pensamos logo em ser "organizados". Mas afinal, qual o sentido de ser uma pessoa organizada? é aquela que sabe onde está tudo, que transforma o ambiente/local de trabalho dela em um ambiente de fácil entendimento para qualquer um encontrar o que precisa? Também, mas no sentido que Fayol defini é que as empresas são feitas de pessoas e estrutura física, essa função administrativa utiliza da parte material e social da empresa.

A terceira função é Comandar. Essa função serve para orientar a organização, dirigir também. Se a empresa está rumo a um caminho e encontra obstáculos, caberá ao administrador dirigir, se for preciso, ou orientar a organização para traçar o objetivo, as vezes é preciso intervir e tomar as rédeas da organização e orienta-la e dirigi-la.

A quarta função é Coordenar. Sem dúvidas, essa é uma função primordial para motivar as pessoas que estão em um ambiente de trabalho, tanto para aprender cada vez mais quanto para se esforçarem para cumprirem metas e, de forma coletiva, alcançar objetivos traçados pelo administrador da empresa. Claro, que quem é coordenador deve sempre motivar as pessoas e saber a qualidade de cada uma para usufruir disso em prol da empresa.

E por último, a quinta função administrativa é Controlar. Uma organização sem normas e regras, certamente, terá menos desempenho que uma que possui. Se a empresa não possuir uma pessoa que tenha a competência de estabelecer essas normas e regras que geralmente são oficiais mas na prática não ocorrem, então teremos uma empresa falha e descompromissada com seus objetivos.

Segundo Fayol, essas cinco funções administrativas conduzem a uma administração eficaz das atividades da organização. Mas, com o passar do tempo, as funções Comando e Coordenação formaram uma só função... a de Direção. Então as funções de POCCC passaram para PODC que é acrônimo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Livros sobre funções da administração


Administração Contemporânea

Futuro da Administração

Administração Contemporãnea

Gostaram da dica de funções da administração então siga nosso blog no Twitter e fique por dentro dos artigos e dicas que ocorrem em nosso blog. Não achou o que procurava? então pesquise mais sobre funções da administração em nosso blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e nos siga no Twitter